Acompanhe a Orquestra
Digite uma palavra-chave
Home
Notícias
Aluno do projeto é aprovado em Música na USP

Aluno do projeto é aprovado em Música na USP

 
Trilhar a carreira musical, nem sempre é um caminho simples ainda mais quando se trata de um menino nascido no norte do Brasil.
 
A história de Rafael Corrêa e sua paixão pelo violoncelo teve início em sua cidade natal Belém do Pará, onde aos 16 anos viu pela primeira vez o instrumento parado em uma escola de música. “Fiquei fascinado pelo violoncelo e ninguém na minha cidade sabia tocar, o dono da escola me deixou aprender e assim fui tentando e descobrindo as notas do instrumento sozinho”, contou.
 
Nesta época, o autodidata Rafael morava em Bragança, cidade localizada a 200 km da capital paraense. Nesta fase, o músico sabia apenas tocar violão e foi numa orquestra de Rabeca (instrumento ancestral ao violino) que encontrou uma chance de tocar violoncelo. “Depois de dois meses aprendendo sozinho, fui tocar o violoncelo ao lado na Orquestra de Rabecas, eu era a única pessoa na minha cidade que tocava violoncelo”, relembra.
 
Desde então, com muitas dificuldades, Rafael Corrêa manteve seus objetivos de se tornar violoncelista e de viver de música. Mudou-se para Belém do Pará onde teve aulas com Diego Carneiro e, mais tarde, conheceu o maestro Áureo de Freitas da Orquestra de Violoncelos da Amazônia.
 
Ainda em Belém, o músico passou a estudar no Conservatório Carlos Gomes por dois anos e, em 2015 mudou-se para Limeira (SP) para morar com o irmão. “Se eu quisesse seguir na carreira de música, eu tinha que sair de lá, foi difícil, mas no Projeto Jovens Músicos que as portas se abriram para mim”, explicou.
 
Para ingressar nas aulas do projeto e também integrar a Orquestra Filarmônica  Jovem de Piracicaba, Rafael Corrêa passou por alguns testes. “O Projeto Jovens Músicos é algo tão grande para mim, foi aqui que me mostraram as técnicas, o caminho certo, antes eu tocava por intuição e aqui aprendi as técnicas com o mestre Wilson Sampaio e a professora Claudia Cruz”. 
 
O aluno Rafael foi aprovado este ano em Bacharelado e Licenciatura em Música com habilitação em violoncelo pela USP, conquista que motivou ainda mais o músico. “Meu sonho é concluir a faculdade e, mais tarde ampliar meus estudos no exterior”, finaliza.
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br
 
Imagem Imagem